Como Aumentar sua Qualidade de Vida

Como Aumentar sua Qualidade de Vida

“Qualidade de vida” é um conceito bastante amplo. No campo da saúde, ela é considerada de modo holístico – quer dizer, em sua totalidade, que inclui saúde física, emocional, condições econômicas, sociais, pessoais… e muito mais. A ideia é que qualidade de vida verdadeira não se trata só da ausência de doença, mas da presença de saúde como um todo.

E como podemos melhorar nossa qualidade de vida? Talvez não possamos sempre melhorar nossa situação econômica, ou curar uma doença, mas existem algumas formas simples de investir em nós mesmos. Vamos dar uma olhada:

1. Crie uma Rede Social

Humanos são animais sociais; nós fomos programados para viver em comunidade, e por isso outras pessoas podem ser o melhor remédio. É quase impossível expressar a importância de relacionamentos para a qualidade de vida. Conexões das mais diversas, familiares, de amizade, românticas, tem poder protetor na nossa vida. Podem diminuir o estresse, prevenir doenças e até aumentar as chances de recuperação em caso de enfermidades.

Isso não é limitado a ajuda direta. Claro que é importantíssimo ter relacionamentos com pessoas que te ajudam com seus problemas, ou oferecem conselhos, etc. Mas já o simples fato de se sentir conectado a outra pessoa é significativo. Isso pode se traduzir em um trabalho de caridade, por exemplo. Ou uma simples reunião para bater papo. Contato humano é miraculoso.

2. Cultive Bons Hábitos

Certo, você pode estar pensando, mas que espécie de hábito? ‘Bons hábitos’ pode significar qualquer coisa!

E pode mesmo; porque quais hábitos são bons ou ruins depende bastante de você. Ao longo termo, se esforçar e investir em um hábito que é arbitrariamente considerado bom – como “vou correr uma hora por dia, vou comer salada todo almoço, vou fazer yoga” –  não vai criar um hábito, e sim uma obrigação. A chave é descobrir aqueles aspectos da sua vida que você gostaria de melhorar.

Sente que não tem mais tempo para ler? Seu novo hábito pode ser reservar um tempo para livros novos. Gostaria de aprender alemão? Seu hábito novo pode ser uma aula. O que importa é descobrir aquilo que é uma melhora para você, e para mais ninguém.

Uma última dica? Cultivar sete hábitos novos de uma vez não é produtivo. O modo mais eficiente é criar um de cada vez. Quando um novo elemento já for firmemente parte da sua rotina, você pode introduzir outro. Tudo com calma. Afinal, por definição, qualquer comportamento novo precisa de muito tempo para ser um hábito!

O que é qualidade de vida?

3. Pratique Movimento Prazeroso

Movimento prazeroso é uma abordagem de atividade física que enfatiza encontrar prazer no jeito que movemos nosso corpo. Quer dizer, você não está “se exercitando” por obrigação, para emagrecer, por que o médico mandou; está se movendo de jeitos que são gostosos, simplesmente por que faz você se sentir bem.

Essa abordagem enfatiza que todos os tipos de movimento são bons e válidos, desde dançar em casa com sua playlist preferida, até correr uma maratona. Se mover pela cozinha enquanto prepara o jantar, ou puxar pesos. Brincar com as crianças, andar para o trabalho, reorganizar os móveis: tudo é movimento.

A chave do movimento prazeroso é escutar o que o corpo está dizendo. Pare e ouça por um momento: como seu corpo se sente? Cansado? Cheio de energia? Ele quer se mover, ou quer descansar? Se quer se mover, que tipo de movimento ele deseja? Uma caminhada longa e lenta? Atividade de fazer o coração disparar? Alguma coisa divertida, como uma brincadeira? E lembre-se, existe mais uma opção tão válida quanto qualquer outra – nenhuma atividade. O importante é escutar o que seu corpo te diz.

4. Separe um Momento para Introspecção

O autoconhecimento pode ter um impacto em muitas áreas da sua vida. Ele te ajuda a compreender o que seu corpo e seus sentimentos estão te dizendo. Pode ser aquele indicador de quando você precisa descansar ou quando sente falta de um desafio. Ao mesmo tempo, conhecer a si mesmo também melhora seus relacionamentos com outras pessoas. Você compreende melhor o que elas trazem para sua vida, e o que você traz para vida delas.

Em resumo, autoconhecimento é uma ferramenta para melhorar a qualidade de vida em muitas áreas distintas. E se você precisa de ajuda nessa jornada, pode entrar em contato com a Soul.

Deixe um comentário