Não existe uma tradução direta para o termo. O mais próximo que se pode chegar é a descrição feita por Ken Mogi, autor do livro “Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz”.
“Ikigai é a sua razão de viver”, diz o neurocientista japonês. “É o motivo que faz você acordar todos os dias.”
Para os japoneses, todos nós carregamos o nosso próprio ikigai no nosso interior e é muito importante identificar as coisas que você gosta de fazer e que te dão prazer, são elas que dão propósito à vida e levam a uma existência longa e feliz. Pode-se começar por algo simples como beber uma xícara de café pela manhã.
Nos dias atuais somos obcecados com metas, resultados e sucesso. Sucesso que muitas vezes nos são impostos por outros, felicidade que supostamente os outros possuem. Muitas vezes temos metas, ideais e objetivos um tanto distorcidos ou impregnados por valores que não são nossos. Devemos agir de acordo com NOSSOS sonhos, aspirações e propósitos.
O legal do ikigai é que você pode partir de coisas pequenas até chegar aos grandes objetivos de vida. Qualquer um pode partir do que está ao seu alcance e começar a sentir-se bem e a experimentar os benefícios que isso traz antes de, gradualmente, evoluir para objetivos maiores.
Autoconhecimento é o mais importante. Comece do zero, olhe-se no espelho: que tipo de pessoa é você? Pense no passado e no que te dá prazer. Isso te dará uma pista. As coisas que nos dão prazer são reflexos do tipo de pessoas que nós somos.
Héctor Garcia e Francesc Miralles também abordaram o tema no livro “Ikigai – Viva bem até aos cem”.
“Você pode descobrir que há várias coisas que te deixam feliz: aprender coisas novas, cuidar do jardim, ajudar outras pessoas, resolver problemas, fazer música… ou vender coisas, falar em público.”
Nos admira pessoas que desde a infância sabem o que querem. O processo nem sempre é simples, a maioria de nós não tem consciência do que realmente quer, havendo também o peso do cotidiano, à escola, emprego, obrigações, contas… e, com isso, podemos nos distanciar de nossos impulsos naturais.
“Resgate seus sonhos de infância. Quais eram? Desenhar por horas? Dançar? Correr? Pense em quando era pequeno e no que te deixava feliz e você não faz mais”.
– Randy Pausch (1960-2008)
Um dos aspectos que diferenciam o ikigai de simplesmente ter um hobby é que não se trata de obter uma gratificação instantânea. É algo que impulsiona a pessoa rumo ao futuro e a faz seguir em frente. O ikigai pode servir de apoio sem que seja necessária a aprovação de outras pessoas para isso. O que te faz feliz não depende da avaliação e reconhecimento alheio.
Estudos realizados pela Universidade Toho, em Tóquio, investigam o sentido e significado da vida e sua correlação com a taxa de mortalidade em idosos.
Em uma outra pesquisa, a neuropsicóloga americana Patricia Boyle, do Centro Rush para Mal de Alzheimer, em Chicago, acompanhou 900 idosos que corriam o risco de desenvolver demência em um período de sete anos.
Ela concluiu que aqueles com uma boa noção de seu propósito de vida tinham 50% menos chances de ficar doentes. Encontrar um significado para a própria vida, ter uma série de propósitos é a chave para se afastar da desesperança e é, antes de tudo, um substrato terapêutico para lidar com uma das doenças atuais mais devastadoras: a depressão.
O diagrama de Marc Winn pode ajudar na descoberta. Ele mostra diferentes áreas e as intercessões de uma vida plena.
O diagrama é composto por quatro círculos que se sobrepõem: aquilo que você ama, aquilo de que o mundo precisa, aquilo em que você é bom, aquilo pelo que você pode ser pago para fazer. Ou seja: paixão, missão, profissão e talento. Ao centro, onde há a intersecção principal, está a própria ikigai.
Qual é o seu propósito de vida? A Soul facilita essa descoberta para você.
A Soul – Gestão da Essência oferece a oportunidade de autoconhecimento e direcionamento de indivíduos de todas as idades para transformar suas paixões, valores em propósitos e oportunidades de negócios. Para saber mais informações sobre o nosso trabalho, visite o site da Soul.
- By Cassiano Marcelus