Ansiedade: de onde ela vem?

Ansiedade: de onde ela vem?

Para que serve a ansiedade, afinal? Quando você está tomado por ela, com o peito apertado, os músculos tensos, cheio de energia nervosa, tudo o que mais quer é se livrar da sensação. Não conseguir relaxar pode ser desesperador. A ansiedade te tira do momento; ao invés de se concentrar no que está fazendo, no que está a sua frente, só consegue pensar em quão ansioso se sente. Quanto mais ansiedade, menos você se concentra, e quanto pior sua concentração, maior sua ansiedade.

É uma situação de tirar o ar.

Mas a ansiedade, como qualquer outro sentimento, tem seu propósito. É um estado de alerta, que ajuda seu corpo a dizer: “Vamos lá, vai acontecer alguma coisa importante, então é melhor a gente se preparar.” É um sentimento que quer te deixar pronto para encarar desafios. “Pode vir!” ele está dizendo. “Estou esperando!”

Mas então, por que ansiedade pode mais atrapalhar do que ajudar?

Ansiedade não é o problema; o excesso dela é o problema

Nada, nunca, é bom em excesso. Ansiedade especialmente. Quando você se sente excessivamente ansioso, é como se só conseguisse se concentrar no que está por vir. “Pode vir! Estou esperando!” grita sua ansiedade; enquanto isso, o trabalho, desafio, atividade, o que for, que está logo ali na sua frente, não sai porque você não consegue se concentrar nele.

Como Controlar a Ansiedade

Então, como acalmar essa vozinha hiperativa? O autoconhecimento é o primeiro passo.

Do Que Estou com Medo?

Antes de mais nada, é preciso compreender porque você está ansioso. Se ansiedade é uma preparação a algo que está por vir, dificilmente é só a tarefa a sua frente que te deixa ansioso. Em geral, a fonte da ansiedade é o medo. O grande e assustador “E se?”

Se você está enfrentando uma tarefa árdua no trabalho, por exemplo, e está cheio de ansiedade, pergunte-se: do que eu tenho medo? Será que tem medo de falhar, de não conseguir terminar a tarefa? Ou será que o medo mesmo é o que seu chefe vai dizer? Ou que você seja despedido? Ou que sua família passe fome?

Se parece um pouco dramático, é porque ansiedade é mesmo complicada. Por querer te preparar para o que está por vir, ela está sempre olhando lá para frente, prevendo e temendo a pior conclusão possível. Fica impossível se concentrar no trabalho porque você está muito ocupado morrendo de medo do que vai acontecer com sua família quando você perder o emprego.

Mantenha-se no Presente

Quando você compreende qual seu medo verdadeiro – qual é aquele futuro temido que a ansiedade está remoendo – procure voltar ao presente. Uma única tarefa provavelmente não vai ser a causa da sua demissão. Sua família não está passando fome. Você já fez tarefas similares no passado.

Lembre-se: sua ansiedade sempre procura a pior conclusão possível. Ela tem boas intenções. Quer te proteger dessas possibilidades. Mas são só possibilidades, e muitas vezes nem sequer são as mais prováveis. Mais uma vez o autoconhecimento é essencial; você sabe do que é capaz, sabe o que já viveu e o que já superou. Será mesmo que essa pior conclusão possível vai acontecer… ou será que é só a ansiedade sendo pessimista?

Como controlar a ansiedade?

Enfrente seus Medos

Mas e se a vozinha da ansiedade não parecer nem um pouco paranoica? E se os medos parecerem completamente racionais?

É o seu primeiro dia no trabalho; pode muito bem acontecer que você tenha um péssimo desempenho. Ou você tem brigado muito com seu parceiro; pode mesmo ser que ele está pensando em terminar.

Nessas horas, a ansiedade pode nos impedir de confrontar o problema. O medo pelo que pode acontecer é tão grande, que não podemos nos concentrar no que podemos fazer agora. Mas evitar o assunto apenas alimenta o problema. Quando o evitamos, dizemos a nós mesmos; “Sim, isso é tão assustador quanto eu acho que é, tão ruim quanto os meus piores medos.” E assim damos mais munição para a ansiedade excessiva.

Do contrário, quando enfrentamos o problema, mesmo que seja um passinho bem pequeno como abrir um e-mail ou tomar o ônibus para o trabalho, estamos dizendo a nós mesmos: “Olhe, já estamos resolvendo o assunto. Vamos concentrar nossa energia aqui.” E quando o problema for solucionado… muitas vezes, você percebe que seus piores medos não se manifestaram.

Toda vez que você superar uma situação e perceber que o pior não aconteceu, sua ansiedade se acalma um pouco mais. Com autoconhecimento – dos seus medos, das suas conquistas, das suas capacidades – você pode controlar a ansiedade.

Deixe um comentário